domingo, 13 de março de 2011

A LUZ APAGA PORQUE JÁ RAIOU O DIA ....


A luz apaga porque já raiou o dia

E a fantasia vai voltar pro barracão

Outra ilusão desaparece quarta-feira

Queira ou não queira terminou o carnaval

Os versos que iniciam a canção “Novo Amor” de Edu Krieger e interpretação doce de Maria Rita, resumem bem meu sentimento em relação ao carnaval que se passou. Como muitos gostam de dizer (e eu sou desses) o ano só começa de verdade depois do carnaval. Por isso nessa segunda-feira a vida de todos nós volta ao normal e o carnaval vai deixando uma pontinha de saudade.

Mas você muito se engana se pensa que digo isso pensando na diversão, curtição e ferveção que vem de brinde quando chega a tão esperada “festa da carne”. O que particularmente vai me deixar um gostinho de quero mais, vai ser a experiência incrível que tive ao trabalhar, pela primeira vez, dentro do carnaval, para o carnaval. Como parte de uma equipe enviada pela Cenografia Clécio Regis – Pintura de Arte (onde euzinho estou estagiando) ao barracão da Imperatriz Leopoldinense, na cidade do samba – Gamboa, Rio de Janeiro – pude dividir momentos de descoberta, aprendizado e descontração com verdadeiros artistas.

Me formando em Junho no curso de Licenciatura em Artes Visuais, tem sido maravilhoso pra mim descobrir o mundo da cenografia e em especial o trabalho da cenografia no carnaval. Inclusive, não foi à toa que Cenografia de Carnaval foi o tema que escolhi pra defender no meu Trabalho de Conclusão de Curso. Trabalhei no barracão da Imperatriz desde meados de Janeiro até início de Março, com a chegada do desfile. Essa vai ser minha principal inspiração ao escrever minha Monografia. Durante esse período, tive contato forte com o trabalho de pintura de arte de fantasias e principalmente carros alegóricos. Minha atuação maior nesse sentido foi mais modesta, emassando, lixando e queimando (pintando com uma cor base) esculturas de isopor e fibra. Meu trabalho maior de pintura de arte foi fazendo chapas de raio-x coloridas que adornaram o carro das doenças modernas da escola (inclusive foi desse meu trabalho que tirei a foto que hoje ilustra o plano de fundo deste mesmo blog).

Pude admirar de perto o trabalho dos escultores que transformam pedaços de isopor em verdadeiras obras de arte. É incrível acompanhar isso de perto. O trabalho de confecção das fantasias também é maravilhoso. A criatividade que envolve a utilização de materiais como espuma, plumas, arame, tecido, tudo junto e misturado, é demais. Inclusive, eu e mais um amigo (Caio) pintamos 4.000 bananas para compor as fantasias de uma das alas. Cansativo. O trabalho de adereço também é muito bom (apesar de ter perdido “alguns” pontinhos).

À princípio, quando cheguei e vi os carros alegóricos em construção, achei tudo muito feio, sem graça. Mas com o tempo tudo foi tomando forma, cor, movimento, e principalmente luz e foi ficando lindo. O projeto de iluminação ficou um espetáculo à parte. Peter Gasper, arquiteto e cenógrafo, nascido na Alemanha e famoso por iluminar Brasília e o próprio sambódromo do Rio de Janeiro, foi o responsável pela iluminação de todos os carros alegóricos da Imperatriz, que veio pra finalizar um trabalho de meses e dar, finalmente, muita vida à tudo aquilo. Agora me resta voltar pro galpão onde trabalho o resto do tempo e esperar o próximo carnaval. Enquanto isso, continuo desvendando os mistérios e surpresas que a cenografia ainda guarda pra mim. Que venham os próximos trabalhos. =)

Notinha de rodapé: A Imperatriz Leopoldinense foi a segunda escola a desfilar no domingo de carnaval, 06 de Março, com o enredo “A Imperatriz adverte: Sambar faz bem à saúde” contando a história da medicina na avenida. A escola abocanhou o 6º lugar na classificação geral, o que garantiu sua volta no desfiles das campeãs nesse sábado 12.

4 comentários:

Marina Louzada disse...

SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!!!
sem palavras....
amei demais
ansiosa pro proximo
muitos beijos

ALUNARTE disse...

Suas palavras são tão doces quanta a interpretação da Maria Rita! Agora sei porque gosto tanto de você. Seja bem-vindo ao mundo das Artes.

Camila Pena disse...

nossa! até quase torci atrasada pela imperatriz... rsrsrs

caio disse...

Ovelha Colorida é foda. rsrs
Mas o blog é bom. rsrs